quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ninguém ama porque quer

Ontem ouvi no rádio uma música da cantora Ana Carolina; a letra é bonita, mas uma frase me chamou a atenção: "Ninguém ama porque quer". Chamou-me a atenção porque discordo absolutamente da autora!
Ora, amor não é sentimento, é decisão. E para amar de verdade, é preciso muito querer, uma vez que amar implica doação e renúncia. Passar a noite em claro por um filho doente; viver um namoro casto; abandonar-se a si mesmo para cuidar dos mais pobres... são gestos de amor. E só pode praticá-los quem quer amar verdadeiramente, sem esperar nada em troca, ainda que não sinta grandes arroubos de emoção.
Na letra da música que escutei (chama-se Simplesmente Aconteceu), eu mudaria a frase supracitada por "Só ama quem quer". Talvez não encaixasse tão bem na melodia... mas traduziria muito melhor o que é amor.

2 comentários:

  1. Olhe o contexto! Não pegue a frase solta, olha sobre o que se trata a música. Assim fica muito generalizado como se fosse qualquer amor, mas nesse, "ninguém ama porque quer", ela quer falar sobre um amor particular.
    Minha opinião. Abraços!
    P.S.: Achei seu blog sem querer buscando sobre essa música. ^^'

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo! Agradeço pelo comentário. Mas a intenção não foi criticar a música, não. Quis de fato aproveitar-me da frase isoladamente para comentar sobre um aspecto importante do amor. Abraços!

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget