quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quando nos caluniarem

"Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós." (Mt 5,11s)
Acabo de ler um e-mail sobre a indignação causada por determinada pergunta que tiveram que responder os candidatos de um concurso na área da saúde no Rio. A resposta correta à pergunta, segundo o gabarito, associava a Igreja à vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis.
Sabemos que este ato não é isolado. Embora desde o princípio os cristãos tenham sofrido algum tipo de perseguição (seja explícito ou velado), parece que recentemente uma onda anticatólica tem varrido a mídia, as autoridades e até a cultura. Qualquer pequena faísca é motivo para desencadear um incêndio de críticas e ataques à Igreja, isso quando esta não é vítima de calúnias ou das consequências funestas de informações dadas pela metade.
Jesus já o profetizou: aquele que quer segui-lo, deve carregar a cruz com Ele. Viver a bem-aventurança de com o Senhor ser caluniado, cuspido e crucificado. Parece forte, mas é verdade!
Nossos primeiros irmãos morreram queimados, torturados ou devorados por feras. Outros bravamente lutaram para manter firme a Igreja em tempos de desvirtuamento de seus pastores. E Ele espera que, como estes santos que permaneceram fiéis até o fim, quando o mal se lançava contra a Igreja - de fora ou de dentro -, nós também sejamos fiéis.
No Evangelho de São Mateus, Jesus continua o discurso das bem-aventuranças dizendo que precisamos ser "sal da terra" e "luz do mundo" (cf. Mt 5, 13s). No momento da perseguição e das injúrias é que devemos ser aqueles que brilham na escuridão do mundo tomado pelo pecado, e que dão a ele o sabor perdido do amor de Deus. Sejamos os novos santos que o Senhor espera.

(para ler sobre a pergunta no concurso, ver:http://http//www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1006704&tit=Catolicos-reclamam-de-preconceito-em-concurso)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho, Roberta!

    É ótimo ver uma cristã tão bem formada e cuidadosa das coisas de Deus.

    Abração"

    ResponderExcluir
  2. Em tudo aprendei com Cristo que foi sempre
    manso e humilde.
    Abç fraterno...Waleska Frota.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget