quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sacerdotes para a eternidade


"O sacerdócio leva a servir a Deus num estado que, em si mesmo, não é melhor nem pior do que os outros; é diferente. Mas a vocação de sacerdote aparece revestida duma dignidade e duma grandeza que nada na terra supera". (São Josemaría Escrivá, Sacerdote para a eternidade)
A Igreja tem nos convocado a refletir sobre a importância de que fiéis leigos e padres orem pela santificação dos nossos sacerdotes. Por isso, instituiu o ano sacerdotal, como apelo a que cresça em nós a consciência da dignidade desta vocação. Como as outras vocações, o sacerdócio é chamado de Deus em primeiro lugar, mas também depende da oração, do amor, do sacrifício e do empenho daquele que é chamado; não basta querer ser sacerdote: é preciso querer ser santo.
E a nós, cristãos, é necessário reconhecer igualmente a grandeza de que se reveste a vocação sacerdotal. É por amor que Cristo se faz presente em homens tão limitados, para por meio deles pregar, batizar, absolver dos pecados e, sobretudo, dar-se a nós como alimento na Eucaristia. Essa consciência nos deve gerar uma atitude de respeito pelos sacerdotes, de gratidão, mas principalmente de oração. "Não deixeis de pedir, por eles, para que sejam sempre sacerdotes fiéis, piedosos, doutos, entregues, alegres! Encomendai-os especialmente a Santa Maria, que torna ainda mais generosa a sua solicitude de Mãe com aqueles que se empenham, para toda a vida, em servir de perto o seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Sacerdote Eterno". (Idem)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo convite a reflexão!

    Que Deus suscite cada vez mais a busca pela santidade no coração de nossos sacerdotes!

    Rezemos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, Roberta.
    É bom também vermos que os leigos estão acolhendo o convite da Igreja e descobrindo a necessidade de orar pelos seus ministros. As pontes que nos ligam a Deus; os nossos Cristos. (cf. O Diálogo. Santa Catarina de Sena).

    Que Deus te confirme sempre mais nessa missão de fecundar a Boa Nova neste universo virtual.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget